CIPT (Certified Information Privacy Technologist)

Certificação focada em formar Privacy Engineers, focado no uso da tecnologia para a arquitetura de sistemas e processos orientados pelos princípios de Privacidade por Design (Privacy by design)

Sobre a Certificação

CIPT (Certified Information Privacy Technologist) essa certificação é referência para profissionais de TI no mundo e valida os conhecimentos sobre os requisitos de privacidade. ​

Sobre o Curso

No treinamento CIPT serão apresentados os conceitos globais de lei de privacidade e proteção de dados, desenvolveremos o conhecimento específico de construção e gerenciamento de requisitos e controles de privacidade em tecnologia.

​No final de 2019 a IAPP atualizou a certificação CIPT para que ela cobrisse um espectro ainda maior de controles relacionados à privacidade e proteção de dados, baseados no reconhecimento de que a tecnologia e a engenharia de privacidade estão “ocupando um lugar central na forma como as organizações atendem às obrigações regulamentares”.

Treze dos 26 tópicos apresentados no BoK e no projeto são novos, incluindo a adição de “Engenharia de privacidade” e “Metodologia de Privacy by Design”. O resultado foi um conteúdo muito mais abrangente, fornecendo mais ferramentas para a adequação de todas as empresas.

Público-Alvo

Profissionais de Dados, Desenvolvedores de Software, Auditores de TI, Gerentes de Riscos, Analistas de Seguranças, DPOs ou qualquer pessoa responsável pela proteção tecnológica nas empresas.

Pré-Requisito

Compreensão da língua inglesa (material e prova em inglês)

Carga Horária

20 horas (Online, ao vivo)

Informações pelo e-mail: cursos@antebellum.com.br

Conteúdo Programático

Alguns assuntos que serão desenvolvidos ao longo do treinamento. E os módulos que serão abordados:

  • A proteção das informações aplicando conceitos e práticas de privacidade que impactam a Tecnologia.
  • Expectativas dos consumidores sobre privacidade e responsabilidade.
  • Como estabelecer práticas de privacidade que regem a coleta e transferência de dados, como minimização, criptografia, acesso limitado.
  • Como antecipar questões de privacidade na IoT.
  • Comunicação e colaboração em questões de privacidade com departamentos de gestão, desenvolvimento, marketing e jurídico.
Módulo 1: Princípios Fundamentais de Privacidade em Tecnologia

Resume os elementos fundamentais para incorporar privacidade em tecnologia por meio de privacidade desde o design e design sensível ao valor, analisa o ciclo de vida dos dados e modelos e estruturas comuns de risco de privacidade.

Módulo 2: O Papel do Profissional de Tecnologia na Privacidade

Revê os fundamentos da privacidade no que se refere ao tecnólogo de privacidade; descreve a função do tecnólogo de privacidade para garantir a conformidade com os requisitos de privacidade e atender às expectativas de privacidade das partes interessadas; explora a relação entre privacidade e segurança.​

Módulo 3: Ameaças e Violações à Privacidade

Identifica os riscos inerentes ao longo dos estágios do ciclo de vida dos dados e explora como a segurança do software ajuda a mitigar ameaças à privacidade; examina os impactos que a publicidade comportamental, o cyberbullying e a engenharia social têm na privacidade no ambiente tecnológico.

Módulo 4: Medidas Técnicas e Tecnologias para aumentar a Privacidade

Descreve as estratégias e técnicas para aumentar a privacidade ao longo do ciclo de vida dos dados, incluindo gerenciamento de identidade e acesso, autenticação, criptografia e agregação, coleta e uso de informações pessoais.

Módulo 5: Engenharia de Privacidade

Explora o papel da engenharia de privacidade em uma organização, incluindo os objetivos de engenharia de privacidade, padrões de design de privacidade e riscos de privacidade de software.

Módulo 6: Metodologia de Privacidade por Design

Ilustra o processo e a metodologia da privacidade, por modelo de design, explora práticas para garantir vigilância contínua ao implementar privacidade por design.

Módulo 7: Desafios de Tecnologia para Privacidade

Examina os desafios únicos que vêm de questões de privacidade online, incluindo tomada de decisão automatizada, tecnologias de rastreamento e vigilância, antropomorfismo, computação ubíqua e computação social móvel.

Fernando Fonseca

Instrutor