SP: (11) 95385-5546 ou (11) 95385.5234 cursos@antebellum.com.br

GCN 220 – Fundamentos de Continuidade de Negócios

O Curso GCN220 aborda o domínio Continuidade de Negócios do CBK

SEC 103 - Criptografia Aplicada

PÚBLICO-ALVO

Todo o pessoal técnico envolvido com o manuseio de dados críticos, mais especificamente os custodiantes das informações, normalmente pertencentes a área de tecnologia da informação. Dentre esses profissionais destacamos:

• Desenvolvedores, Integradores e arquitetos de sistemas
• Engenheiros e especialistas de rede
• Profissionais de segurança da informação

PRÉ-REQUISITO

Conhecimentos básicos de Tecnologia da Informação

CARGA HORÁRIA

O curso tem duração de 16 horas.

OBJETIVO

O Curso explica os conceitos criptográficos e mostra a utilização destes algoritmos na proteção dos dados, nos dias de hoje. O curso mostra também o funcionamento de diversos dispositivos criptográficos da atualidade. A grade do curso é totalmente compatível e prepara o aluno para a certificação CES (Certified Encryption Specialist) do EC-Council.

MÓDULO 1 – HISTÓRICO DA DISCIPLINA
1. Apresenta uma visão geral das disciplinas relacionadas com a continuidade aplicadas em cenários diversos ao longo da História, sua evolução como instrumento estratégico e a aplicabilidade como prática de adequação da resiliência organizacional em diferentes abordagens.
MÓDULO 2 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS
1. Apresentação dos conceitos que estruturam as práticas de continuidade, onde é abordada a definição de incidente, a composição e uso das estratégias de resposta e os critérios que devem ser empregados para definir a composição e uso de uma Estratégia para a Continuidade dos Negócios.

2. Apresenta as teorias que fundamentam a necessidade de resposta e manutenção da continuidade são ainda explicadas, através da conceituação e entendimento dos valores estabelecidos para o Recovery Point
Objective e a composição do Maximum Tolerable Downtime pelo uso do Recovery Time Objective e Work Recovery Time.

MÓDULO 3 – O CICLO DA CONTINUIDADE
1. Abordando os componentes da Estratégia e seus relacionamentos e apresentado o uso do processo de resposta a incidentes e compartilhadas experiências práticas de como fundamentar a tomada de decisão
para o acionamento da contingência.

2. Após o entendimento deste processo, o uso e relacionamentos entre os diversos planos que compõem a Estratégia são apresentados e fundamentados: o papel dos planos de recuperação de desastres e continuidade operacional, o entendimento do processo de retorno ao Modo Regular e a prática de Lições Aprendidas para a melhoria contínua da estratégia.

MÓDULO 4 – NORMAS E REGULAMENTAÇÕES
1. O papel das normas e regulamentações como direcionadores da Continuidade de Negócios, abrangendo a aderência em determinados setores, a aplicabilidade da responsabilidade compartilhada e o entendimento no Código Civil, Sarbanes-Oxley, Basile ia, Resolução 3380 do Banco Central do Brasil e nos programas de qualidade da Bolsa de Mercadorias e Futuros.

Fernando

Instrutor