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EXIN IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000:2018 (ITSM)

O gerenciamento de serviços de TI descreve o desenho, a entrega, o suporte e a melhoria dos serviços relacionados a TI para apoiar os resultados de negócio. A norma internacional para gerenciamento de serviços, ISO/IEC 20000-1:2018, define os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS). O SGS deixa claro o que é essencial para gerenciar o ciclo de vida do serviço: é preciso planejar, desenhar, fazer a transição, entregar e melhorar os serviços. Conforme os serviços atendem aos requisitos acordados, valor é entregue aos clientes, usuários e à organização que fornece esses serviços.

Sobre a Certificação

A certificação EXIN IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000:2018 descreve as principais informações e conceitos para gerenciamento de serviços de TI baseada na ISO/IEC 20000-1:2018. Este módulo desenvolve as habilidades e conhecimentos fundamentais, permitindo a participação em times organizacionais que trabalham no gerenciamento de serviços. A ênfase está no Sistema de Gerenciamento de Serviço e nos processos de gerenciamento de serviços, especificamente, os principais conceitos e a terminologia básica do gerenciamento de serviços de TI baseada na ISO/IEC 20000-1:2018.

Sobre o Curso

O curso fornece as habilidades e conhecimentos fundamentais permitindo a participação em equipes de trabalho envolvidas com o Gerenciamento de Serviços. A ênfase está no sistema de gerenciamento de serviços (SGS) e processos de gerenciamento de serviços, especificamente os principais conceitos e terminologias básicas do gerenciamento de serviços de TI baseado na ISO/IEC 20000:2018.

Público-Alvo

O EXIN IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000:2018 destina-se a todos que desempenham um papel ou possuam interesse no gerenciamento de serviços de TI.
O público-alvo inclui mas não se limita a:

  • gerentes;
  • equipes de negócio e supervisão;
  • líderes de equipe;
  • arquitetos de serviço;
  • arquitetos de TI e / ou planejadores;
  • consultores de TI;
  • gerentes de auditoria de TI / auditores;
  • gerentes/colaboradores de segurança de TI;
  • gerentes de programas / projetos;
  • fornecedores, fornecedores líderes e seus fornecedores subcontratados;
  • clientes de provedores de serviço.
Pré-Requisitos

Conclusão bem sucedida do exame EXIN IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000:2018.

Carga-Horária

14 horas (online, ao vivo) de treinamento.

Conteúdo Programático
Módulo 1 - Introdução ao gerenciamento de Serviços de TI
  •  Principais conceitos de gerenciamento de serviços de TI
  • Principais conceitos envolvendo a ISO/IEC 20000-1:2018
Módulo 2 - O Sistema de Gerenciamento de Serviço (SGS)
  • Elementos críticos de um Sistema de Gerenciamento de Serviço
  • Principais conceitos do Sistema de Gerenciamento de Serviço
Módulo 3 - A operação do Sistema de Gerenciamento de Serviço
  • Processos de portfólio de serviços (gerenciamento de catálogo de serviços, gerenciamento de ativos, gerenciamento de configuração)
  • Processos de relacionamento e acordo (gerenciamento de relações de negócio, gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de fornecedores)
  • Processos de oferta e demanda (orçamento e contabilização para serviços, gerenciamento de demanda, gerenciamento de capacidade)
  • Processos de desenho, construção e transição de serviços (gerenciamento de mudanças, gerenciamento de liberação e implantação)
  • Processos de resolução e cumprimento (gerenciamento de incidentes, gerenciamento de requisições de serviço, gerenciamento de problemas)
  • Processos de garantia de serviço (gerenciamento de disponibilidade de serviço, gerenciamento de continuidade de serviço, gerenciamento de segurança da informação)

Saiba mais sobre a certificação ITSM!